Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Esperança / Os Benefícios do Inverno


[Ana Paula Valadão Bessa, Madame Guyon, Gustavo Bessa e André L.]

(Texto Parafraseado)

Muitas vezes a nossa vida se compara a de uma árvore. Assim como a árvore, nós também vivemos diferentes estações. Não há como fugir delas. O inverno talvez seja a estação mais triste. As folhas começam a murchar até caírem completamente. As flores já não existem mais. Os frutos desaparecem. O que resta, para quem observa a pobre árvore, são os galhos retorcidos que, uma vez expostos, revelam as imperfeições antes escondidas pela beleza superficial. Mas não devemos nos enganar: aquilo que parece estar matando a árvore, na verdade é essencial para a sua sobrevivência. Ainda que o inverno esteja rigoroso, seco, sem cor ou perfume, a árvore não está morta. A vida ainda está dentro dela. As forças, antes usadas para embelezar a árvore, agora são gastas para fazê-la crescer, onde ninguém vê, aprofundando suas raízes. Dizem ainda que em muitos lugares onde não há inverno as árvores não produzem frutos.
Em prol disso, devemos aceitar esta realidade. A nossa vida é plena de estações. E todas elas são boas e importantes. As estações fazem a vida ser bela e colorida, cheia de diversidade e sensações. Na nossa vida, existem os períodos de verão e também os de outono; os períodos de primavera e também os de inverno. Esses períodos vêm e vão de acordo com o relógio de Deus para cada um de nós.
(Porém), muitos se perdem exatamente aí, no inverno de suas vidas. Mas, em vez disso, podemos nos render ao processo de fazer morrer o que é superficial e ganhar vida no interior. São mudanças de valores que fazem parte do nosso crescimento.
Que no inverno da sua vida você possa superar o seu eu, para avançar a uma nova estação, onde os benefícios são melhores e maiores do que os de outrora. Creia na próxima a estação. A primavera vai chegar!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Hipócritas Hereditários, Mentes Cauterizadas


Esplêndida é a ignorância que paira sobre as nossas cabeças. Concordância de idéias tidas por conceitos e bases sólidas, trapos de imundícies de algo que nunca tivemos ou teremos.
Dissabores contínuos de uma vida atenuada, regida por indivíduos de mente podre e cauterizada. Hipócritas hereditários dão continuidade a essa história escrita por bandidos, prostitutas e bastardos.
Esgoto a céu a aberto se chama a moralidade regida por mentiras e barbáries de um passado obscuro e questionável.
Meus inimigos dominaram o mundo. Controlam minhas vontades, meus atos, meus pensamentos e virtudes.
Sociedade maldita e putrefata: Questione-me sobre mim e questione-me sobre as nossas lamúrias. Se souberes quem eu sou, diga-me:
Onde estamos? Quem nós somos? Para onde vamos?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

C.S Lewis – O Pensador De Outro Mundo


(Texto Parafraseado)

Clive Staples Lewis foi um autor e escritor irlandês que se salientou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infantis de nome As Crônicas de Nárnia.
Entretanto, passei a me interessar mesmo por seus trabalhos, após a leitura de uma de suas frases mais marcantes (Por estar associada ao cotidiano de quem acredita no cristianismo).
Diante de tamanha iminência a sua visão sobre a realidade, através de palavras tão sensíveis e verdadeiras, eis o top 10 com os pensamentos deste grande filósofo e escritor que eu mais gosto (E espero que vocês gostem também!):
10º Lugar: “Um homem que está comendo ou dormindo com sua esposa ou se preparando para ir dormir na humildade, gratidão e temperança, é, pelos padrões cristãos, em um estado infinitamente maior do que aquele que está ouvindo Bach ou a leitura de Platão, em um estado de orgulho.”
9º Lugar: “O inferno é o único lugar fora do paraíso onde nós podemos nos safar dos perigos do amor.”
8º Lugar: “A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: “O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!”.”
7º Lugar: “Nunca um punhado de ovos ruins chegou a dar num bom omelete.”
6º Lugar: “Deus não pode nos dar uma felicidade e paz para além de si mesmo, porque não está lá. . Não existe tal coisa.”
5º Lugar: “Os seres humanos são anfíbios - o espírito animal metade e metade. . Como espíritos, eles pertencem ao mundo eterno, mas como animais que habitam o tempo.”
4º Lugar: “A amizade é desnecessária, como a filosofia, como a arte... Ela não tem valor de sobrevivência, mas sim é uma daquelas coisas que dão valor à sobrevivência.”
3º Lugar: “O cristianismo, se falso, não tem qualquer importância, e se for verdade, de uma importância infinita. A única coisa que não pode ser é moderadamente importante.”
2º Lugar: “Você pergunta se eu já amei alguma vez: sou tolo, mas não sou tanto assim.”
1º Lugar: “Se eu encontrar em mim um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para outro mundo.”
Até a próxima!
(Fonte de informações: Wikipédia e obras do filósofo)

sábado, 5 de junho de 2010

Memórias Póstumas de João Arruda


Sobre o céu de nuvens mora João Arruda.
Ele voa alto e flutua como uma pluma.
Suas roupas e ossos a traça roeu,
Sua carcaça e dentes o rato comeu.
Em sua memória lembrou-se de um menino,
Que crescia em estatura e tornava-se destemido.
O cheiro de tinta infestou pela casa.
Tereza espirrava, a rinite atacava.
Um cão, várias cabras, um bode e muitas vacas.
Montanhas e campos, árvores e barrancos.
O cheiro do verde fazia bem.
Sua reza diária não acabava no amém.
No paiol do terreno a cortadeira gritava,
Faltava óleo e isso a todos incomodava.
Já era sexta e o ritual era sagrado,
Quatro doses de cachaça e insultos gratuitos ao velho cunhado.
João cambaleava bêbado enquanto caminhava.
Caiu sobre a máquina e o sangue jorrava.
Gritos e luto ao velho peão,
De alma penada sem o banjo na mão.
A canção sertaneja embala suas noites,
E a saudade aperta em eternos açoites.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Justiça


(Ainda sob um manto de indignação, por ter sido demitido há duas ou três horas atrás, redigo essas palavras com minha alma lavada, pois mantive a minha integridade até o último segundo).

O que se pode esperar de pessoas gananciosas e do nosso governo corrupto? Até onde vai a ambição? Onde será que enterraram valores como a dignidade, coerência e integridade?
Fazer pacto com o Diabo é muito fácil. Não é necessário o uso de símbolos e a prática de rituais macabros. Você pode vender a sua alma, consentindo com palavras hostis ou tratados esmagadores, reduzindo o pobre trabalhador, ao pó da sola de nossos sapatos.
Este país precisa de votos? Nós precisamos das mesmas pessoas no poder? Qual será a razão de nos Estados Unidos, a qualidade de vida ser de primeiro mundo? (Sendo que o voto por lá é facultativo)
Destruímos a natureza e matamos pessoas diariamente, buscando nossos interesses próprios. O banho pode ser de 40 ou 50 minutos, tanto faz, afinal, quem vai precisar de água são os meus netos, são os teus netos.
E daí se eu preciso de comida para alimentar meus filhos? Existe cesta básica pra isso. Existem os benefícios bolsa isso, bolsa aquilo. Vinte ou cinqüenta reais podem sustentar famílias durante o mês inteiro.
O esquema é dar aos pobres, o que eles precisam para sobreviver e nunca os instrumentos para exigir uma qualidade de vida melhor.
Pobre não precisa de educação. Pobre precisa de mantimentos para a subsistência. Pobre não precisa de saneamento básico. Pobre precisa de comida na panela.
O importante mesmo é o voto. Inclusive, ouvi dizer que querem presos votando nas próximas eleições. Ou seja, as chances desses mesmos corruptos que estão no poder permanecerem, serão muito maiores, afinal, bandido vota em bandido. E quais seriam as alegações pra isso acontecer? Não sei, mas gostaria de saber...
Mesmo assim, podemos ouvir crianças chorando de fome, gritos e soluços pelas mortes violentas, e brados de indignação pelas vidas que se perdem com as drogas e marginalidade. A injustiça é fruto da corrupção nos plenários e palanques políticos do nosso país.
Vocês querem justiça? Eu também. Se não existe justiça pelas mãos de homens, que seja feita a justiça pelas mãos de Deus.
Se as leis fossem aplicadas como no Velho Testamento, talvez existisse um respeito maior aos valores éticos e morais. Não se trata de obedecer somente às leis, mas necessitamos de um novo “aculturamento”, onde as pessoas não sigam esses princípios por obrigação. Desta forma, quando alguém perceber que isto está corrompendo sua própria essência, sua dignidade estará ferida, fazendo com que essa mesma pessoa, venha a reconhecer seus erros, e passe a agir de outra forma.
Justiça não é um bem adquirível, justiça é um direito. Eu quero justiça, mesmo que seja antes de morrer. E pra você, que está partilhando dessa minha raiva, deixo as palavras de um sábio raper cristão, aconselhando a sociedade atual, em relação à escolha de mudar e permanecer convicto na decisão. Tenha opinião própria! Lembre-se da tua dignidade com ser humano. (“Não seja você um cão que lambe o próprio vômito ou um porco que tomou banho e preferiu voltar para a lama” – Pregador Luo - APC XVI).