Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Esperança / Os Benefícios do Inverno


[Ana Paula Valadão Bessa, Madame Guyon, Gustavo Bessa e André L.]

(Texto Parafraseado)

Muitas vezes a nossa vida se compara a de uma árvore. Assim como a árvore, nós também vivemos diferentes estações. Não há como fugir delas. O inverno talvez seja a estação mais triste. As folhas começam a murchar até caírem completamente. As flores já não existem mais. Os frutos desaparecem. O que resta, para quem observa a pobre árvore, são os galhos retorcidos que, uma vez expostos, revelam as imperfeições antes escondidas pela beleza superficial. Mas não devemos nos enganar: aquilo que parece estar matando a árvore, na verdade é essencial para a sua sobrevivência. Ainda que o inverno esteja rigoroso, seco, sem cor ou perfume, a árvore não está morta. A vida ainda está dentro dela. As forças, antes usadas para embelezar a árvore, agora são gastas para fazê-la crescer, onde ninguém vê, aprofundando suas raízes. Dizem ainda que em muitos lugares onde não há inverno as árvores não produzem frutos.
Em prol disso, devemos aceitar esta realidade. A nossa vida é plena de estações. E todas elas são boas e importantes. As estações fazem a vida ser bela e colorida, cheia de diversidade e sensações. Na nossa vida, existem os períodos de verão e também os de outono; os períodos de primavera e também os de inverno. Esses períodos vêm e vão de acordo com o relógio de Deus para cada um de nós.
(Porém), muitos se perdem exatamente aí, no inverno de suas vidas. Mas, em vez disso, podemos nos render ao processo de fazer morrer o que é superficial e ganhar vida no interior. São mudanças de valores que fazem parte do nosso crescimento.
Que no inverno da sua vida você possa superar o seu eu, para avançar a uma nova estação, onde os benefícios são melhores e maiores do que os de outrora. Creia na próxima a estação. A primavera vai chegar!

7 comentários:

  1. ._. Tipo... Você pediu pra eu comentar aqui, então eu vou comentar. Mas foi você quem pediu. u.u

    Eu achei esse texto meio que fragmento de livro de auto-ajuda. A vida não é linear e harmoniosa quanto os ciclos da natureza. O ser humano não é assim. Nem sempre temos invernos, e às vezes SÓ temos invernos. Enfim... Como o texto foi parafraseado, me sinto mais à vontade em criticar. Enfim, that's all.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto foi baseado em um artigo escrito pela Madame Guyon, uma cristã que viveu no século XVII, e eu discordo da sua opinião. Eu acho que a natureza já não está tão linear como era antigamente. Vemos maremotos, terremotos, tsunamis e tudo isto é fruto de um processo natural que envolve TODOS os seres vivos da Terra. Talvez o nosso destino seja o mesmo dos dinossauros, mas apesar de sermos animais dotados de inteligência, fazemos parte da natureza. E como negar que não exista harmonia na própria condição humana? Todos sentimos medos, todos sentimos fome, todos sentimos graça, todos sentimos alegrias, todos sentimos tristezas. Entretanto, cada ser vivo tem sua trajetória individual. Nenhuma planta crescerá como a outra. Nenhuma gota do rio ou do mar percorrerá o mesmo trajeto da outra. Somos seres vivos e estamos aqui para vivermos nossas experiências individuais. De qualquer forma, valeu pelo coments. Adorei.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu postei um comentário hoje à tarde, mas parece que minha tapadice aguda não enviou. rs
    Enfim, esse seu texto descreve exatamente o momento em que estou passando, cujo inverno é frio de doer. rs
    O importante é tomar as dificuldades e fases ruins como aprendizado e aprimoramento, bem como aprender com as adversidades. Assim seremos pessoas bem melhores.

    Van

    ResponderExcluir
  4. Poeta. Poeta. Poeta. Caramba, cara. Achei muito legal, bonito, e inteligente o texto. E claro, acredito que nossas vidas sejam exatamente como descrito ai... E que os invernos em nossas vidas, são duros, mas sem eles, não vivemos, ou seja, é essêncial. De qualquer forma, como a Seika disse que foi baseado, ou sei lá o que, não importa. Ficou show de bola, e mostra o grande potêncial que você tem. Parabéns, Andrézão. Sou seu Fã.

    Ass: Matheus S.

    ResponderExcluir
  5. ameii =D gostei muito muito muito muito muito ....

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do texto....
    Acho que as estações imitam a vida...ou será o contrário?

    Acho que somos muito semelhantes as arvores, e que passamos por estações da mesma forma como o tempo muda, mas a diferença é que podemos controlar, ainda que pareça incontrolável!!!

    Um bom inverno....; )

    ResponderExcluir