Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

C.S Lewis – O Pensador De Outro Mundo


(Texto Parafraseado)

Clive Staples Lewis foi um autor e escritor irlandês que se salientou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infantis de nome As Crônicas de Nárnia.
Entretanto, passei a me interessar mesmo por seus trabalhos, após a leitura de uma de suas frases mais marcantes (Por estar associada ao cotidiano de quem acredita no cristianismo).
Diante de tamanha iminência a sua visão sobre a realidade, através de palavras tão sensíveis e verdadeiras, eis o top 10 com os pensamentos deste grande filósofo e escritor que eu mais gosto (E espero que vocês gostem também!):
10º Lugar: “Um homem que está comendo ou dormindo com sua esposa ou se preparando para ir dormir na humildade, gratidão e temperança, é, pelos padrões cristãos, em um estado infinitamente maior do que aquele que está ouvindo Bach ou a leitura de Platão, em um estado de orgulho.”
9º Lugar: “O inferno é o único lugar fora do paraíso onde nós podemos nos safar dos perigos do amor.”
8º Lugar: “A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: “O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!”.”
7º Lugar: “Nunca um punhado de ovos ruins chegou a dar num bom omelete.”
6º Lugar: “Deus não pode nos dar uma felicidade e paz para além de si mesmo, porque não está lá. . Não existe tal coisa.”
5º Lugar: “Os seres humanos são anfíbios - o espírito animal metade e metade. . Como espíritos, eles pertencem ao mundo eterno, mas como animais que habitam o tempo.”
4º Lugar: “A amizade é desnecessária, como a filosofia, como a arte... Ela não tem valor de sobrevivência, mas sim é uma daquelas coisas que dão valor à sobrevivência.”
3º Lugar: “O cristianismo, se falso, não tem qualquer importância, e se for verdade, de uma importância infinita. A única coisa que não pode ser é moderadamente importante.”
2º Lugar: “Você pergunta se eu já amei alguma vez: sou tolo, mas não sou tanto assim.”
1º Lugar: “Se eu encontrar em mim um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para outro mundo.”
Até a próxima!
(Fonte de informações: Wikipédia e obras do filósofo)

7 comentários:

  1. 1º Lugar: “Se eu encontrar em mim um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui feito para outro mundo.”

    Não há necessidade de um comentário, né? : - )

    ResponderExcluir
  2. 8º Lugar: “A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: “O quê? Você também? Pensei que eu fosse o único!”.”

    Essa certamente seria a número 1 no meu top. E com isso notamos que nunca fomos únicos. Em algum lugar desse mundo ou até mesmo de outro mundo, existem pessoas pensando como a gente e passando pelas mesmas coisas que a gente.

    Se você gosta dos pensamentos de Clive, eu recomendo que leia também o livro de Albert Einstein: "Como vejo o mundo". Pensamentos semelhantes, mas na visão de um outro gênio.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante,embora entre os escritores de mundos fantasiosos e aventuras épicas,J.R.R Tolkien seja meu favorito.A 2° do top 10 foi a que achei mais interessante,combina bem com minha própria pessoa xD

    ResponderExcluir
  4. Ola Sete! Bem interessante. ^^ Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Belas filosofias!!

    Gostei da número 1, da 4, da 8...i.i!!

    Acho que de todas!!

    =D

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Soninho..."Belas filosofias",pensamentos ou linhas de raciocínio!E concordo com você André,todas são ótimas,gostei muito.Especialmente da que está em primeiro lugar,creio que todos têm um certo "vínculo" com esta frase...

    ResponderExcluir